Raquel Bouchardet


Sou uma buscadora da melhor qualidade de vida para mim, minha família, minha sociedade e meu planeta!

Assim que me mudei de Minas Gerais para Piúma - ES, em julho de 2012, me encantei com a variedade de "frutos derramados" pelo mar em suas praias.

O que vou fazer aqui é reunir o máximo de informações que conseguir coletar a respeito dos recursos oferecidos pela natureza marinha nessa região e toda a tecnologia disponível que eu conseguir.

Sejam todos bem vindos e convidados a participar com suas informações.


sábado, 29 de dezembro de 2012

Algumas fontes de informações interessantes.


Rede Algas

Colaborador da rede nacional de algas que é presidida pela Profa. Dra. Yocie Yoneshigue Valentin (yocie@biologia.ufrj.br) da UFRJ. A RedeAlgas é um projeto multidisciplinar existente desde 2005, implantado pelo Ministério de Ciência e Tecnologia, que engloba diversas institutos de pesquisa. A RedeAlgas é dividida em vertentes temáticas e de aplicação biotecnológica das substâncias retiradas das algas marinhas. Em 2006, o projeto recebeu foment do ministério da Saúde.



Programa Tripartide de Pós-Graduação (OSU-RU-USP)

Pesquisadores da Universidade de São Paulo, Rutgers University, NJ, USA e Ohio State University, OH, USA organizaram o chamado ProgramaTripartide de Pos Graduação que visa o intercambio de estudantes de pos-graduação e pesquisadores entre as unidades. Cerca de 40 pesquisadores nas areas de bioquimica e biologia molecular de plantas estão atualmente engajados neste programa coordenado pelo Prof. Dr. Marcio de Castro Silva Filho ( mdcsilva@esalq.usp.br ).
          



Redoxoma
Participante do projeto Milênio-Redoxoma. O objetivo desta colabooração é contribuir para o desenvolvimento de novos biomarcadores e estratégias antioxidantes para otimizar a monitoração de organismos expostos a poluentes metalicos e organicos.



Natura Campus-Fapesp
Coordenador do projeto de isolamento de bioativos de algas mrinhas com atividade e  potencial antioxidante, antibiótico, antiinflamatório, antifungico, anti glicação, anticancer (testes em cancer de ovário e cólon) e capacidade de absorção de radiação UV (chamadas genericamente de micosporinas).
Participantes do Projeto. Prof. Dr. Ernani Pinto da FCFUSP e pesquisadores da Industria de Cosméticos Natura.




Fermentação Alcoólica
Participante do projeto de fermentação com a interação Universidade e Empresa. Colaboramos com o entendimento bioquimico e molecular da fermentação com alto teor alcoolico Marcadores moleculares e bioquímicos, que são afetados em diferentes momentos da fermentação, são medidos para entender as modificações celulares que a levedura sofre com o aumento da concentração de álcool nos fermentadores. Coordenador: Prof. Dr. Marcio de Castro Silva Filho.



CEPEMA (Centro de Capacitação e Pesquisa em Meio Ambiente)
Colaborador do CEPEMA,  que é um ambiente multidisciplinar de pesquisa e de pós-graduação para a atuação na área de meio ambiente. O CEPEMA articula as competências dos diversos segmentos da Universidade e atrai especialistas de outras áreas para atuação nos projetos de pesquisa, com objetivo de desenvolver aplicações e soluções para problemas ambientais.



Virginia Commonwealth University (VCU)
Colaboração com os Drs. Scott Gronert (sgronert@vcu.edu) e Nick Farrell (npfarrell@vcu.edu)  na área de espectrometria de massas de proteinas oxidadas. Os projetos estão voltados a elucidar mechanismos de ataque de radicais de oxigenio a proteinas e gerar novos biomarcadores de poluição por metais.
 


Saúde Pública
            Colaborador do projeto que visa a elucidação estrutural de toxinas marinhas e de água doce. Neste projeto microalgas e cianobactérias são isoladas de florações em represas, lagos e reservatórios de água e suas toxinas são isoladas e caracterizadas por espectrometria de massas (LC/MS).  As principais toxinas e suas variantes produzidas por essas algas são as microcistinas (MC), as cilindros permopsinas, anatoxinas e saxitoxinas. Desenvolve-se metódos analíticos e bioquímicos para detecção das toxinas, com foco especialmente para espécies brasileiras, onde padrões de toxinas ainda são pouco disponíveis.
Coordenador do projeto: Prof. Dr. Ernani Pinto.

Estrutura Geral das Microcystinas (MC)



Nenhum comentário:

Postar um comentário